Lan Rodrigues

Lan vem da época do filme, da máquina analógica, da revelação e ampliação no quarto escuro. Começou a fotografar na adolescência quando acompanhava sua mãe em visitas sociais a entidades filantrópicas. Lá fazia a produção de retratos 3x4cm para que meninos da antiga FEBEM pudessem tirar suas carteiras profissionais. Daquela experiência simples começou seu desafio incessante pela estética, pelo melhor ângulo, pelo olhar dentro do outro, pelo olhar sem preconceito, pela arte na fotografia.

Apesar de sua paixão pela película e a magia dos processos artesanais, seu despojamento e ousadia fizeram-na render-se há alguns anos à contemporaneidade da fotografia digital. Hoje busca incansavelmente o aproveitamento da tecnologia para captar e registrar o melhor que uma imagem pode exprimir.

Com centenas de casamentos e retratos de família na bagagem considera-se “Fotógrafa de Família”, especialista em casamentos e retratos. Assim, registra com experiência, sensibilidade, bom humor, requinte, arte, o "Ciclo da Vida".

É autora de dois livros de retratos: “Mulheres que Decidem”, de 1996 onde faz uma abordagem fotográfica e biográfica da mulher atuante do Vale do Paraíba e “Retratos femininos”.

Fez exposições individuais no Shopping D&D em 1998 e 1999.

Integrou a exposição “Nossas Fotos de Casamento” na Spicy - Jardim Europa SP, juntamente com a fotógrafa carioca Isabel Becker e Célia Thomé em outubro de 2007. Voltou a expor no Spicy Wedding Day Bouquet.

Participou do Primeiro Concurso Leica de Fotografia, no qual ganhou menção honrosa com foto que foi depois também publicada na Revista FHOX nº116 de dez 2007/jan 2008.

Ganhou destaque em fotografia de casamento na seção Wedding Best da Revista FHOX.

Fez a produção fotográfica das capas dos CDs “Programa Amaury Jr.” Vol. I, Vol. II, Vol. III e Vol. IV.

Expôs no evento CASAR – Terraço DASLU nos anos de 2006 (Sobre todas as coisas... o amor!), 2007 (Os noivos também choram...) e 2008 (Montagem em 3D).

É integrante do Bouquet de Fotos, grupo formado por oito destacados fotógrafos de casamento. Desta união resultaram além da amizade e intercâmbio de conhecimentos, três exposições fotográficas: Território da Foto em 2009, Shopping Iguatemi 2010, Território da Foto 2010. Foi palestrante do Fotolivro Day de 2010 com o tema Diagramação de Livros de Casamento.

Participou da WPPI em Las Vegas em fevereiro de 2010, junto com o Bouquet de Fotos patrocinada pela empresa DIGIPIX.